sábado

Pela luta antimanicomial - Parte II

CARTA À RENILA

Brasília, 31 de março de 2010.

Como representantes da RENILA - Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, que compõe a Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde Mental, trazemos algumas preocupações da primeira reunião.

Como membros de uma Comissão que pensa a construção de uma Conferência Nacional de Saúde Mental que venha refletir aquilo que todos que militam no campo da saúde mental pensam e desejam como Política Pública para o Brasil. Como legítimos representantes dos usuários e familiares nesta Comissão, não podemos aceitar certas práticas e ações que venham desconsiderar e até ignorar os movimentos sociais que construíram, ao longo de varias décadas, a Reforma Psiquiátrica neste país. E, agora, às vésperas desta tão importante Conferência, fruto da luta e da mobilização de usuários e familiares, venham alguns, tentar tirar da Conferência a essência da nossa Luta e do nosso existir enquanto movimento social que é o de ser ANTIMANICOMIAL.

Não podemos enxergar uma Reforma Psiquiátrica eficiente, que avance, se não tivermos como ponto de partida prática e ações antimanicomiais, mas, os que estão no Poder (Gestores) da construção desta Conferência não pensam assim. Por diversas vezes, durante a primeira reunião da Comissão Organizadora da IV Conferência, dias 4 e 5 de março, em Brasília, quando se discutiu a questão dos Eixos e Sub - eixos, onde tentamos acrescentar, eu e Cirlene, no Eixo I, no Sub eixo 9, onde diz: “Reforma Psiquiátrica e o SUS”, propomos: Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e o SUS. Fomos completamente desconsiderados e, assim cada vez durante a reunião que tentávamos incluir nos Eixos e no temário algo que reafirmasse o termo Antimanicomial, éramos desconsiderados.

No dia seguinte, pela manhã, ao serem apresentados os integrantes da mesa diretora e executiva da Conferência, constatamos que não tinha usuários no Comitê Executivo. Então sugerimos que fosse colocado um representante dos usuários no referido Comitê. Tivemos que lutar e argumentar para incluir os protagonistas da IV Conferência Nacional de Saúde Mental no Comitê Executivo quando, deveríamos já estar na composição por legitimidade conquistada, mas, não. Sentimos como se estivéssemos participando da construção de uma outra Conferência, de um outro assunto onde seriamos estranhos ao tema.

Concluímos que, ao não aceitarem a inclusão do termo e o ideário Antimanicomial em textos e na Programação da IV Conferência, estejamos dando um enfoque de uma Reforma Psiquiátrica SEM DIREÇÃO, SEM O NORTE DA POLÍTICA e QUERENDO contemplar a OUTROS interesses, NOTADAMENTE daqueles que durante muitos e muitos anos nos torturaram e que querem manter práticas excludentes dentro de seus manicômios.

E, é por tudo isso que estamos pedindo ajuda ao Colegiado RENILA, pensamos que em nome de todos os usuários que lutam por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial e por uma IV Conferência DEMOCRÁTICA, que venha contribuir para a Reforma Psiquiátrica que leve a todos para fora dos manicômios e não para dentro deles.

Pedimos que se mobilizem no sentido de termos garantidos os nossos direitos e de termos uma Conferência Antimanicomial.

Vamos nos articular. Vamos às ruas. Vamos mandar nossas justas reivindicações para a Secretaria Geral da Conferência. Não vamos permitir que nos tire aquilo que construímos no Coletivo: a IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

Abraço grande e boa luta a todos

Paulo Michelon – Antimanicomiológo, Integrante da Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial e Comitê Executivo da IV Conferência Nacional de Saúde Mental


Cirlene Ornelas - Representante do segmento familiares na Comissão Organizadora da IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial e da Subcomissão de Programação

(Recebido de Igor Borisow, colaborador da RENILA, sites http://www.marchadosusuarios.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails