terça-feira

Banana ou Maçã?

Conheci uma pequena estória muito interessante através de uma colega psicóloga e costumo usar muito no consultório.

Ai vai...

Você está de frente a uma bananeira e pede que ela dê maças. Como ela não lhe dá a maçã que você pediu então acaba ficando bravo com ela e vai embora com raiva.

Depois de um tempo você volta à bananeira e pede maçãs novamente. E mais uma vez você fica bravo quando ela te oferece bananas e não o que pediu, as maçãs. Briga com a bananeira, xinga e vai embora com mais raiva do que a primeira vez.

Pergunto a você: o que a bananeira dá? E você, obviamente, me responderá: banana. Isso mesmo, bananeira dá bananas e não maçãs. Então quem está errado: a bananeira que não dá as maçãs que você pediu ou você que pede algo que não é da natureza da bananeira oferecer?

Passando para a vida real, essa estorinha nos mostra como muitas vezes nos nossos diversos relacionamentos ficamos bravos, xingamos, brigamos, difamamos porque alguma pessoa não faz algo conforme nossa expectativa e fechamos os olhos para a natureza dela, esperando que ela faça algo que não faz parte de seu comportamento. Pedimos muito mais do que ela pode dar. Te pergunto: quem está errado?
 
Pense nisso... e viva melhor, aceitando os demais como eles realmente são. E mais importante, lembre-se que você não pode mudar ninguém a não ser VOCÊ MESMO.
 
beijocas

2 comentários:

  1. Lindo o texto!
    quatas vezes nos aborrecemos mas o errado somos nós!

    Beijos Sussu
    http://www.coisinhasdasussu.com.br/suzana/

    ResponderExcluir
  2. Pois é,Su... eu vivo repetindo essa estorinha para os pacientes e para mim tb!!!! acho que ela serve para todos nós! bjks

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails